ATIVIDADES 2009/2010

SEMANA DA LEITURA foi notícia

21 de Maio de 2010

(in Jornal de Esposende, 23 de Abril de 2010)

_______________________________________________________________________________

SEMANA DA LEITURA

11 de Maio de 2010

Com o pretexto de celebrar o livro e o prazer de ler, as Escolas do Agrupamento promoveram, de 19 a 23 de Abril, a Semana da Leitura, constando, do programa, um conjunto alargado e diversificado de iniciativas.

O arranque das actividades deu-se com a abertura, na segunda-feira de manhã, da Feira do Livro, que esteve patente, ao longo de toda a semana, na Biblioteca Escolar. Foram muitos os alunos, desde o pré-escolar ao 9.º ano, professores, assistentes operacionais e pais/encarregados de educação que tiveram a oportunidade de a visitar durante o dia e/ou à noite (nos dias 21 e 23, o horário de funcionamento da Feira foi alargado até às 24h para permitir a participação da comunidade educativa e local, convidada a integrar o evento).

No primeiro dia, ainda, viveram-se fortes emoções, momentos únicos de pura magia e encantamento na presença da fantástica Contadora de Histórias, Clara Haddad. Clara, actriz e contadora de histórias profissional, através da palavra e do imaginário dos contos tradicionais de vários países (tradição oral portuguesa, brasileira, árabe e oriental), não só deu a conhecer aspectos culturais de outros povos como tocou em pontos/valores que dizem respeito a todos os seres humanos.

A animação do livro O Feitiço da Birra (“uma história pedagógica que foca a importância da socialização, da cooperação e do saber conviver, apesar dos efeitos do terrível, e muito conhecido, feitiço da birra…”), da autora Laura Rodrigues, andou pelas EB1/JI de Gandra, Gemeses e Curvos e pelo Jardim de Infância de Santo António, no dia 20.

A Biblioteca Escolar recebeu, neste mesmo dia, o jornalista Francisco Cubelo que, em animada conversa com alunos do 5.º ano, deu a conhecer as suas memórias, as situações engraçadas e curiosas que viveu no exercício da sua profissão, nomeadamente enquanto jornalista do jornal ”A Bola”. No final, surpreendeu os alunos com a simulação de um relato radiofónico de um jogo de futebol.

Os alunos do 9.º A, no âmbito do trabalho efectuado em Área Projecto, promoveram o “Chá com Letras”, na quarta-feira à tarde. Após nota introdutória relativa ao tema “Chás de Ontem e de Hoje” e a referência a algumas curiosidades, proferidas pela professora Manuela Praia, cada aluno apresentou o resultado das pesquisas realizadas no que toca à origem lendária desta bebida e às principais propriedades terapêuticas dos chás de origem portuguesa. Houve, ainda, lugar à leitura dramatizada do livro Emília e o Chá de Tília, de Alexandra Pinheiro. No fim, como não poderia deixar de ser, foram servidos deliciosos chás (destaque para o de tília) e bolinhos, bem saboreados por alunos, professores e assistentes operacionais convidados a juntarem-se ao “Chá com Letras”.

À noite, as estrelas assumiram o protagonismo! Professores de Ciências Físico-Químicas, em colaboração com a Oficina de Ciências de Esposende e a Biblioteca Escolar, promoveram uma noite de observação astronómica. Foram vários os encarregados de educação e população em geral que acedeu ao convite para observar Saturno e os astros, nomeadamente a Lua.

No dia seguinte, a exemplo do que aconteceu ao longo da semana com todos alunos do 4.º ano do Agrupamento de Escolas, os alunos da EB de Barral, após visitarem a Feira do Livro, assistiram, por curtos períodos de tempo, a aulas de diferentes disciplinas do 5.º ano. A professora Lurdes Losa, elemento da Direcção responsável pelo 1.º ciclo, a Coordenadora dos Directores de Turma do 2.º ciclo e a equipa da BE pretenderam, com esta iniciativa, aproximar estes alunos da realidade e dos contextos dos quais farão parte, a partir do próximo ano. Em suma, desejaram poder contribuir para uma melhor integração destes alunos cuja transição de ciclo obriga também à mudança de escola e de localidade.

O Dia Internacional do Livro, dia 23, foi convenientemente assinalado com a presença da escritora Isabel Minhós Martins, autora de, entre outros livros, Pê de Pai e Coração de Mãe, da Planeta Tangerina, sobejamente conhecidos pelos alunos do Jardim de Infância de Curvos presentes no encontro. Foi com grande alegria e muita emoção que a escola recebeu Isabel Minhós, que se dedica sobretudo à escrita para crianças (os adultos também não conseguem ficar indiferentes). Os seus livros são ricos em originalidade, em poesia, afectos…, reconhecidos e premiados a nível nacional e internacional.

A par desta iniciativa, a EB1 de Fão recebeu a jovem escritora Carmen Andrade e “As Caretas da Lua”. A autora fez a apresentação do livro, dialogou com os alunos, cantou e encantou todos os alunos do Jardim de Infância e do 1.º ciclo presentes.

À tarde, foi a vez dos alunos do 2.º ano de Gandra visitarem a Feira do Livro e de participarem no Encontro com Leituras, dinamizado pela professora Ângela Novo e pela educadora Dina Zão, ambas elementos da Direcção da Escola. Viveram-se momentos de grande diversão motivados pela leitura bem humorada do livro O Traseiro do Rei, feita pela professora Ângela, e de grande curiosidade aguçada pela educadora Dina que contou a história das lágrimas de crocodilo.

A Semana da Leitura encerrou com um Sarau Cultural, subordinado ao tema da Liberdade e do 25 de Abril, aberto a toda a Comunidade. Muita música (principalmente de Zeca Afonso), muita poesia e dramatizações marcaram esta noite e esta actividade organizada pelos professores de História e de educação Musical. Foi uma noite em cheio, cheia de emoções, de alegria e muita felicidade por ver a enorme adesão da Comunidade, pais e encarregados de educação, alunos, professores, assistentes operacionais… O espaço revelou-se exíguo para acolher convenientemente todos os que quiseram participar nesta iniciativa.

Click to play this Smilebox slideshow:

______________________________________________________________________________________________________________
05 de Abril de 2010

Programa da Semana da Leitura

_________________________________________________________________________________________________________________

28 de Março de 2010

Foi com grande entusiasmo que se reuniram em Tertúlia, na noite do passado dia 26, as famílias que integraram a 14.ª edição do Projecto Lê para mim, que depois eu conto…, desenvolvido na Escola EB/JI de Curvos.

Do Programa constou a apresentação dos  trabalhos elaborados pelas famílias participantes, uma palestra subordinada ao tema “Três anos semeando afectos” proferida pelas mentoras do projecto, professoras Lúcia Barros e Carminda Lomba, a apresentação do blogue Lê para mim, que depois eu conto, a entrega dos Certificados de Participação e um lanche-convívio a finalizar.

Deste encontro, o último desta edição, damos especial destaque aos momentos de genuína boa disposição e alegria e, como não poderia deixar de ser, aos surpreendentes e criativos trabalhos desenvolvidos pelas  famílias, os quais tiveram por base, invariavelmente, os livros preferidos dos respectivos filhos . Parabéns a todos!

Para ver as fotografias dos últimos encontros destas famílias e da Tertúlia,  clique AQUI!

E não esqueça que:

Qualquer criança tem condições mais favoráveis para reconhecer a importância da leitura e adquirir o gosto de ler, se vive num ambiente onde o recurso ao livro entrou com naturalidade, no conjunto dos hábitos quotidianos.” (Gomes)

____________________________________________________________________________________________________________

03 de Março de 2010

Lê para mim, que depois eu conto…

No âmbito do Plano Nacional de Leitura e da promoção da leitura em meio familiar e do Plano Anual de Actividades da Biblioteca Escolar do Agrupamento, está a desenvolver-se, desde o passado dia 19 de Fevereiro, na Escola Básica 1/JI de Curvos, o Projecto Lê para mim, que depois  conto…

Estão envolvidas neste projecto, dinamizado pela professora Augusta Almeida, doze famílias, encarregados de educação de alunos da educação pré-escolar e dos 1.º e 2.º anos,  que, durante seis semanas, uma vez por semana, das 18.30h às 20.00h, se encontram para trocar experiências e desenvolver actividades em torno da leitura. Têm sido, também, presença habitual as educadoras do estabelecimento de ensino, bem como, mais recentemente,  as do Centro Social de Curvos.

Saliente-se que, com a implementação deste projecto, se pretende:

  • estimular o contacto com o livro em idade precoce;
  • envolver a família em actividades de leitura, no sentido de promover a cultura do livro no seio familiar;
  • ajudar a desenvolver o gosto pela leitura;
  • sensibilizar para a importância da criação de hábitos de leitura, como meio de obter mais sucesso;
  • criar uma comunidade de leitores;
  • contribuir para o aumento dos níveis de literacia.

Veja o registo dos três primeiros encontros, clicando sobre a fotografia.


_________________________________________________________________________________________________________________

12 de Fevereiro de 2010

Concurso Nacional de Leitura – 2.ª fase

A fase distrital do Concurso Nacional de Leitura, este ano, realizar-se-á no dia 24 de Março, pelas 14.30h, no Auditório Municipal de Vieira do Minho.

Os alunos apurados terão de ler as seguintes obras:


___________________________________________________________________________________________________________________________

01 de Fevereiro de 2010

Concurso FAÇA LÁ UM POEMA

Por ocasião da comemoração do Dia Mundial da Poesia 2010, o Plano Nacional de Leitura e o Centro Cultural de Belém, numa iniciativa conjunta, lançaram um desafio às escolas, convidando-as a participarem num Concurso de Poesia, com o objectivo de incentivar o gosto pela leitura e pela escrita de poesia.

A nossa escola acedeu ao convite e, dos 2o poemas apresentados, foram seleccionados seis para representar a Escola Básica 2/3 António Correia de Oliveira. Recorda-se que cada escola apenas poderia participar com três poemas por nível de ensino, o que tornou a selecção bem mais difícil. Do 2.º ciclo, a escolha recaiu sobre os poemas dos alunos Ana Figueiredo, Diogo Coutada e Joana Silva; no 3.º ciclo,  Mariana Lima, Joana Mariz e Andreia Vilas são as autoras dos poemas seleccionados.

PARABÉNS aos vencedores e a todos os participantes!

_______________________________________________________________________________________________________________

15 de Janeiro de 2010

Concurso Nacional de Leitura

…e os alunos apurados para a 2.ª fase (Distrital)… sããoo…:

Bruna Sofia Costa Eiras Santos  (7.º C)

Ricardo Silva  (8.º B)

Mariana Lima  (9.º A)

Na impossibilidade destes participarem, os  suplentes são:

Daniel Filipe Oliveira de Brito  (7.º B)

Diogo Monteiro  (8.º A)

Joanna Sampaio Capitão  (9.º C)

______________________________________________________________________________________________________________

11 de Janeiro de 2010

FEIRA DO LIVRO

De 30 de Novembro a 4 de Dezembro, a Biblioteca Escolar promoveu a Feira do Livro aberta a toda a Comunidade Educativa.

Ao longo desta semana, a Feira foi visitada por professores, assistentes operacionais, pais/encarregados de educação, alunos do Jardim de Infância “A Gaivota”, alunos dos 2.º e 3.º ciclos da escola (nas aulas de Estudo Acompanhado, Oficina da Língua ou Área Projecto), grande parte das turmas do 1.º ciclo de Esposende, e alunos do 3.º ano das Escolas do 1.º ciclo de Eira d’Ana, Barral, Fão, Pedreiras, Gemeses e Curvos.




(Para ver mais fotos, clicar sobre a imagem.)


Em articulação com a área disciplinar de Ciências Físico-Químicas, os alunos do 3.º ano participaram em actividades experimentais sobre Corrente Eléctrica, Ácido Base e Astronomia, dinamizadas, respectivamente, pelos professores Clara Alves, Isabel Lopes e Bruno Carvalho.



(Clicar sobre foto)

Do programa cultural da Feira do Livro, fizeram parte a Leitura encenada de três livros infantis, efectuada por um grupo de alunos do Curso de Técnico de Acção Educativa, do Instituto de Emprego e Formação Profissional de Viana do Castelo. Esta actividade decorreu na Escola Básica 1/JI de Gandra, tendo os alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo demonstrado um alegre e vivo entusiasmo ao escutarem com muita atenção e interesse as histórias encenadas. Houve também espaço à intervenção de todos os alunos da escola que apresentaram e encenaram a Lenda de S. Martinho. No final, foi improvisada uma mini-feira do livro onde grande parte dos alunos teve a oportunidade de adquirir os livros muito apreciados por todos.

No dia seguinte, viveram-se grandes momentos de alegria e de boa disposição na companhia do Co(a)ntador de Histórias, António Castanheira, que soube cativar e envolver alunos dos 2.º, 5.º e 6.º anos. A atestar o contentamento geral dos alunos, existem os textos e os desenhos elaborados pelos alunos do 2.º ano da Escola do 1.º ciclo de Esposende, que souberam muito bem corresponder a um pedido de António Castanheira.

(Para ver todos os trabalhos, clicar sobre a imagem)

Ao longo da semana, promoveram-se Encontros com as Escritores Maria Esteves, Manuela Monteiro e Bernardete Costa. O encontro com a jovem escritora Maria Esteves, ex-aluna desta escola, destinado a alunos dos 8.º e 9.º anos, contou com a participação de Marina Hipólito e João Meira, alunos responsáveis pela organização e pela dinâmica da apresentação deste evento em colaboração com das colegas Isabel Ferreira e Vânia Meira. O discurso alegre e entusiástico da Maria Esteves, falando sobre livros, a escrita e sua experiência de vida, encantou os presentes, completamente rendidos ao seu brilho. Do encontro de Manuela Monteiro com as turmas B, C e D do 6.º ano, salienta-se o modo simpático e afável com a escritora se dirigiu aos alunos que atentamente a escutavam a falar dos seus livros e dos benefícios da leitura. Foi curto o tempo, não tendo sido possível aos alunos colocarem todas as questões que pretendiam. Todavia, esta situação foi facilmente resolvida, uma vez que Manuela Monteiro se prontificou a responder a todas as questões se lhas fizessem chegar por correio.

A Comunidade educativa e local acedeu ao convite formulado pela Escola e marcou presença no encontro com a Escritora Bernardete Costa, que aconteceu no último dia da Feira, pelas 21h. Os alunos do 2.º ciclo dinamizaram e animaram a actividade com a declamação de poemas e encenação/dramatização de textos. O encontro com Bernardete Costa, participado pelos alunos, e a Feira do Livro, foram um bom pretexto para que os pais/encarregados de educação acedessem ao convite. Tratou-se, efectivamente, de uma noite de encontros de pessoas num agradável espaço de convívio e de partilha de ideias, e motivada por causas comuns: escola, alunos, amigos, livros, escrita…

(Para ver mais fotografias, venha por aqui!)

_________________________________________________________________________________________________________________

10 de Janeiro de 2010

Banda Desenhada continua em festa!

Para todos os que gostam de BD e são peritos em pesquisas, aqui vai um desafio:

Hoje, dia 10 de Janeiro, faz anos  um herói de Banda Desenhada muito conhecido. Quem?

Enviem as vossas respostas, por email, para a Biblioteca Escolar (ver endereço em Horários e Contactos, aqui do lado direito)! Prometemos divulgá-las!

_______________________________________________________________________________________________________________

8 de Janeiro de 2010

Concurso Nacional de Leitura

Hoje, pelas 14.30h, cerca de meia centena de alunos realizaram as Provas de Apuramento para a 2.ª fase do Concurso Nacional de Leitura.

Dia 15, sexta-feira, serão divulgados os resultados e o nome dos alunos apurados.

___________________________________________________________________________________________________________________

21 de Dezembro de 2009

Durante o 1.º período, a Biblioteca Escolar  foi palco de algumas exposições, nomeadamente:

5 de Outubro (promovida pela área disciplinar de História)

Máscaras Celtas – Halloween (promovida por Inglês)

Árvore das Mensagens de Natal (da responsabilidade da área disciplinar de Língua Portuguesa)

___________________________________________________________________________________________________________________

23 de Novembro de 2009

________________________________________________________________________________________________________________

11   de Novembro de 2009

2009_1025actividades_Set_Out0157

Ver mais fotos em http://dos-meuslivros.blogspot.com/2009/10/visita-escola-basica-2-3-antonio.html


22 de Outubro de 2009

abrindo janelas de emoções com António Paiva

Antonio PaivaInserido nas actividades desenvolvidas no âmbito do Mês Internacional da Biblioteca Escolar, e num trabalho de parceria entre a Escola Básica 2/3 António Correia de Oliveira e a Escola Secundária Henrique Medina, no passado dia 6 de Outubro, promoveu-se o encontro do escritor António Paiva com os alunos do 9.º ano e do 11.º ano de Literatura Portuguesa.

Abrindo janelas de emoções com António Paiva serviu de lema à conversa informal sobre a temática das obras e a experiência literária do autor e norteou a dinamização das actividades apresentadas: número musical com adaptação de poemas ao ritmo RAP, declamação de poemas e leitura colectiva de textos do autor.  O contacto directo com os escritores e a troca de impressões, acreditamos, favorecem a aproximação dos alunos com a leitura e com a escrita, como se pode constatar pelo testemunho de uma aluna: Gostei de ouvir António Paiva, apreciei muito a sua simplicidade e sensibilidade e, claro, o seu talento para a arte da escrita. Penso que estas actividades são extremamente importantes para a dinâmica da Língua Portuguesa e da Literatura na vida dos estudantes. Parece que as obras são mais reais quando materializadas pelos autores. É como se estivessem mais perto de nós. (Maria Esteves, Escola Secundária Henrique Medina)  A culminar o encontro, quis a Escola “mimar” António Paiva com um trabalho elaborado por alunos, professores, assistentes operacionais e pais e encarregados de educação: um livro! Deste se transcreve parte do texto  inicial, escrito pelos alunos do 9.º ano:  Este livro, que lhe oferecemos, é uma pequena parte das suas “memórias vivas”,  feito com a maior dedicação desta comunidade escolar. Se fôssemos a enumerar todas as pessoas que colaboraram neste projecto, iríamos encher dezenas de páginas (como quem diz, está claro!). Os belos poemas que o compõem correram de mão em mão, foram lidos em silêncio, lidos em voz alta, foram interpretados, discutidos, comentados, foram centro de atenções, foram amados. O resultado traduziu-se em desenhos, gravuras, pinturas e colagens que se fundem com as palavras que escreveu.Aguardámos ansiosamente este encontro e a nossa alegria é tamanha por partilhar connosco o seu tempo! Neste momento, sorrimos de orelha a orelha, pulamos de coração em coração.Agora sim, a nossa “janela” está cheia de pensamentos e emoções.Obrigado!

Para ler e ver um livro, clica sobre a imagem seguinte:

umlivro _______________________________________________________________________________________

22 de outubro de 2009

Visita guiada à Biblioteca

2009_1025actividades_Set_Out0044Na semana de 28 de Setembro a 1 de Outubro, os alunos do 5º ano visitaram a Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos, a fim de conhecerem os recursos aí disponíveis e as normas  de  utilização deste espaço. Acompanhados pelos respectivos professores de Estudo  Acompanhado e Oficina da Língua, poderam, também, visualizar um filme sobre as actividades dinamizadas o ano lectivo anterior.  No final, foi entregue, a cada um dos presentes, um livro oferecido pelo Plano Nacional de Leitura e um marcador de livros alusivo à BE/CRE.

_______________________________________________________________________________________

15 de Setembro de 2009

Encontro com o escritor António Paiva

antóniopaiva

No dia 6 de Outubro de 2009, pelas 10h, a Biblioteca Escolar receberá a visita do autor de juntando as letras, navegando nas palavras, Janela do Pensamento e Pedaços de Vida e Fantasia, António Paiva. Esta actividade, desenvolvida em parceria com a Biblioteca da Escola Secundária Henrique Medina, destina-se aos alunos do 9.º ano e do 11.º ano de Literatura, respectivamente.

Para saberes um pouco mais sobre este autor de Língua Portuguesa, radicado na ilha da Madeira, clica aqui. Também poderás explorar O blogue das palavras e O blogue dos livros, espaços deste autor dedicados aos livros, à poesia e à vida.


Concurso Nacional de Leitura

Cartaz_09_10

Consulta o Regulamento do Concurso aqui.

_____________________________________________________________________________________________________________________________

11   de Novembro de 2009

No âmbito do Projecto “Eu leio, tu lês… nós sonhamos” (PNL – 3.º ciclo), a Biblioteca Escolar  e os docentes de Estudo Acompanhado dos 7.º e 8.º anos têm vindo a desenvolver, nas três últimas semanas, uma actividade sobre O LIVRO. Esta desenvolve-se ao longo de várias aulas e consiste, inicialmente, na exploração, em sala de aula, de uma ficha informativa relativa ao livro no seu aspecto material e, posteriormente,  implica a resolução de uma ficha de trabalho, na Biblioteca, com base na selecção de livros efectuada para o efeito. Segue-se a projecção de um filme dando conta de como se faz um livro e finaliza com uma actividade prática de criação da capa de um livro fictício.

___________________________________________________________________________________________________________________________

6  de Novembro de 2009

António Paiva foi notícia…

… no Diário do Minho, no dia 8 de Outubro:

jornal1_0002

…  e no Farol de Esposende, no dia 16 do mesmo mês:

jornal1_0001

Para ver galeria de fotos, clica sobre a fotografia

One thought on “ATIVIDADES 2009/2010

  1. Pingback: Feira do Livro « Jornal Digital do Agrupamento de Escolas António Correia Oliveira

Os comentários estão fechados.