ATIVIDADES 2011/2012

13 de junho de 2012

Monitores das BEs visitam Norprint e Livraria Lello

    Os alunos que integraram o Programa de Monitores da BE, implementado este ano letivo nas Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira, bem como os dois alunos que mais livros requisitaram para leitura domiciliária ao longo deste ano letivo participaram, no dia 8 de junho de 2012, numa visita de estudo que lhes permitiu conhecer melhor a génese do objeto livro, após ter sido criado por escritores e ilustradores. Foi na unidade gráfica Norprint que os procedimentos necessários ao fabrico de um livro foram desvendados. Depois, de prontos, os livros são postos à venda, ficando, assim, acessíveis aos leitores. A Livraria Lello, uma das mais belas do mundo, foi outro local de visita.

Vejam como tudo aconteceu:

 ..

..

_____________________________________________________________________

10 de junho de 2012

Hora do Conto

O Pescador, o Anel e o Rei

….

      Foram verdadeiramente mágicos, cheios de alegria e de muito entusiasmo, os momentos que se viveram na Biblioteca Escolar, no passado dia 6,  graças ao talento de um pequeno grupo de alunos da EB 1 de Esposende. Sob orientação da professora de EMRC, Catarina Carvalho, mais uma vez, estes pequenos grandes atores presentearam-nos com uma fantástica Hora do Conto, desta feita uma adaptação do conto popular O Pescador, o Anel e o Rei. Todos os que tiveram a oportunidade de assistir, quatro turmas da escola do 1.º ciclo, professores e pais e encarregados de educação, foram contagiados pela alegria e, no final, não pouparam elogios ao desempenho, à dedicação e ao “profissionalismo” destes alunos.

      Parabéns aos alunos e à professora Catarina que concebeu esta Hora do Conto com grande mestria, como é seu apanágio!

Click to play this Smilebox slideshow

_____________________________________________________________________

27 de maio de 2012

Encontro com poeta João Manuel Ribeiro

João Manuel Ribeiro, o extraordinário poeta da infância, regressou, no dia 22 de maio, ao Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira para um encontro com as crianças dos jardins de infância. Primeiro esteve na Biblioteca Escolar da EB 1/JI de Curvos, para um encontro com os alunos de Curvos e Sto António, de Palmeira de Faro. Seguiram-se mais duas sessões, um no Jardim de Infância de Gandra o outro na Biblioteca Escolar do Centro Escolar de Fão.

Nas sessões, que apaixonaram crianças e educadoras, João Manuel Ribeiro partilhou os seus poemas, lidos, cantados, em jogos que levaram os meninos e meninas a brincarem com as palavras poéticas. O poeta pôde também receber dos alunos extraordinários trabalhos realizados em contexto de sala de aula, a partir das obras que escolheram ler com as suas educadoras.
..
Aqui fica a reportagem dos encontros:
..

..

A poesia é mesmo para todos!

_____________________________________________________________________

07 de maio de 2012

As Maias

 

No dia 30 de abril de 2012, o Dr Jorge Lages esteve, a convite da professora de Ciências Naturais, Maria da Luz, na Biblioteca da nossa escola a fazer uma apresentação sobre as maias, ou seja, as giestas. Explicou aos alunos do 6.º A e do 6.º F, que tiveram a oportunidade de assistir, o que eram as maias, por que eram assim chamadas e para que eram utilizadas.

Mostrou ainda imagens das Maias, pessoas que se enfeitavam com giestas. Pudemos até ver, numa localidade do Algarve, as Rainhas de cada rua, todas bem enfeitadas com estas flores, conforme manda a tradição.

Ficámos ainda a saber que também era habitual fazerem-se coroas com estas flores, chegando mesmo a haver concursos para escolher a mais bonita. Até houve uma escola que foi enfeitada com giestas em diferentes formatos: coroas, vasos…

O Dr. Jorge também se disponibilizou para nos tirar dúvidas sobre o tema. Depois de toda a gente ter sido esclarecida, alguns alunos da nossa turma, o 6.ºA, leram algumas quadras sobre as maias e a primavera.

Foi uma atividade muito interessante e achamos que aprendemos bastante com a mesma.

A turma 6.º A

Click to play this Smilebox slideshow

_____________________________________________________________________

16 de abril de 2012

..

Encontro com a Escritora Isabel Mateus

..

..

No dia 12 de abril de 2012, a escritora Isabel Mateus, natural de Torre de Moncorvo, esteve à conversa, na Biblioteca Escolar, com os alunos dos Cursos de Educação e Formação da nossa escola e com alunos do 7.º ano da Escola Secundária Henrique Medina. Todos puderam conhecer melhor a autora do livro O Trigo dos Pardais, admiradora de Miguel Torga, com quem partilha o amor pelo “Reino Maravilhoso” de Trás-os-montes. A esta sessão juntaram-se duas turmas dos Cursos de Educação e Formação da Escola Secundária Dr. Ramiro Salgado, de Torre de Moncorvo, participantes num intercâmbio cultural que se tem vindo a desenvolver desde o início do ano letivo.

..

..

Com a leitura da obra O Trigo dos Pardais, os mais novos puderam conhecer as brincadeiras e as vivências das crianças transmontanas, da geração dos seus pais e dos seus avós, muito diferente das suas. A Escola Secundária Henrique Medina trouxe a este encontro uma bela dramatização de episódios desta obra, que nos permitiu viajar no tempo, revisitando momentos da infância ainda na memória de muitos.

..

Click to play this Smilebox slideshow

..

Os Cursos de Educação e Formação da Escola Básica 2, 3 António Correia de Oliveira prepararam um pequeno filme/documentário que tentou descobrir se os mais velhos conhecem os interesses e as ocupações dos jovens de hoje. Aqui está o resultado desse trabalho apresentado na sessão com a escritora Isabel Mateus:

..

..

..

_____________________________________________________

26 de março de 2012

..

Na sequência da Semana da Leitura e, em especial, do entusiasmo com que os alunos viveram a Hora do Conto “Pedro Malasartes” (versão de António Mota), dinamizada pela professora Catarina Carvalho, foram vários os trabalhos desenvolvidos na sala de aula. Deixamos aqui alguns dos que foram realizados pelos alunos do 3.º G da EB 1 de Esposende, orientados pela professora Marília.

..

.

.

..

..

Parabéns aos pequenos artistas!

http://smilebox.com/playBlog/4d7a457a4e6a67794d54513d0d0a&blogview=true

_____________________________________________________

..

12 de março de 2012

..

Semana da Leitura 2012

Finda a Semana da Leitura que, no Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira, decorreu de 27 de fevereiro a 3 de março, é tempo de divulgar o filme relativo às atividades desenvolvidas nas Bibliotecas Escolares, nos jardins de infância e nas escolas do Agrupamento. É, portanto, tempo de recordar e de reviver as emoções desses dias.

Dê uma espreitadela!

_____________________________________________________

..

26 de fevereiro de 2012


De 27 de fevereiro a 3 de março, as Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira, numa organização conjunta com a Rede de Bibliotecas Escolares do concelho de Esposende, da qual são parte integrante, promovem a Semana da Leitura 2012,  proporcionando aos alunos das escolas e jardins de infância vários encontros com escritores, sessões de Hora do Conto, entre outras atividades de promoção da leitura.

Consulte o Programa detalhado da Semana da Leitura do Agrupamento aqui:
..

O objetivo comum da promoção da leitura uniu as bibliotecas escolares dos Agrupamentos do concelho e a Biblioteca Municipal Manuel Boaventura, tendo deste trabalho colaborativo resultado uma grande diversidade de atividades que aproximará, também, a comunidade das bibliotecas.

Programa da Semana da Leitura da Rede Concelhia das Bibliotecas Escolares.

_____________________________________________________

10 de março de 2012

 Centro Escolar de Fão

Alunos escrevem sobre a nova Escola e a Biblioteca Escolar

..

A inauguração do Centro Escolar de Fão e a abertura da Biblioteca motivam os alunos a escreverem textos, relatando o(s) acontecimento(s) e expressando as emoções vividas. Publicamos dois textos que nos chegaram, o primeiro da autoria conjunta dos alunos do 3.º C, da professora Ondina, e o segundo escrito e passado no computador por iniciativa própria do Luís António, aluno da professora Lúcia.

Obrigada por partilharem connosco os vossos textos!

À Descoberta da Nova Escola e da Biblioteca

Olá! Somos os alunos do 3.º ano, da turma C, do Centro Escolar de Fão. Este ano letivo trouxe-nos grandes mudanças.

Terminámos o 1.º período letivo com a Festa de Inauguração do nosso Centro Escolar. Esta festa permitiu-nos conhecer várias pessoas importantes que nela estiveram presentes: o senhor Diretor do nosso Agrupamento, o senhor Diretor Adjunto da Direção Regional de Educação do Norte, o senhor Presidente da Câmara e o senhor Presidente da Junta. Esteve também o senhor Padre que benzeu este edifício, os nossos pais e alguns familiares, os nossos professores e as nossas assistentes operacionais, entre outras pessoas da nossa comunidade.

Foi um espectáculo cénico-musical sobre o Natal. Foi bonito, animado, colorido, fabuloso e vamos guardá-lo sempre na nossa memória.

No dia 3 de janeiro, recomeçámos a nossa atividade letiva. Um novo ano – 2012 – e uma nova Escola.

É uma escola com muita luminosidade, pois tem grandes janelas por onde entra a luz natural. Na parte exterior existe um campo de jogos, um parque infantil e o recreio com uma parte coberta. Predomina a cor cinzenta nas paredes, portas, armários e no chão.

Esta Escola tem dois pisos com espaços variados e com diferentes funções: salas de aula, salas do pré-escolar, salas do A.T.L., sala de música, sala de expressão dramática, sala de informática, sala de professores, sala do coordenador, sala de atendimento aos pais e encarregados de educação, laboratório, cantina, polivalente, balneários, arrecadação, receção, casas de banho, centro de dados e biblioteca.

A biblioteca mereceu-nos especial atenção porque pensamos que nela podemos viver algumas atividades especiais. As nossas expectativas concretizaram se quando, no dia catorze de fevereiro, uma das professoras responsáveis pela dinamização das Bibliotecas do nosso Agrupamento, Alice Fangueirinho Pimenta, veio visitar-nos.

Saímos da sala de aula e fomos para esse espaço. Aqui, a professora Alice explicou-nos a sua organização e o seu funcionamento. Falou-nos ainda de algumas regras e depois conversou muito connosco.

Nesta conversa, ensinou-nos o valor e a importância que têm os livros. Disse-nos até que um livro é um amigo e, por isso, devemos ter cuidados especiais com ele.

Apresentou alguns dos livros que estavam nas prateleiras e até nos leu dois deles. O primeiro chamava-se “ O livro negro das cores” e o outro chamava-se “Quando a mamã grita”.

Gostámos muito de folhear os livros, de ver os seus desenhos e de ouvir a professora Alice, que é simpática, carinhosa, divertida e muito amorosa. Também gostámos de ouvir as histórias dos livros que nos leu e, acima de tudo, gostámos de ter feito, pela primeira vez, a requisição domiciliária dos livros da nossa Biblioteca.

Depois de, pela primeira vez, termos trabalhado neste novo espaço, pensamos visitá-lo semanalmente para dar continuidade à requisição de livros. Também o visitaremos sempre que seja necessário e possível para fazermos trabalhos de pesquisa para complementar as nossas aprendizagens. Sabemos já que quanto mais lermos mais aprendemos.

A nossa Escola é uma escola bonita e a sua biblioteca é um espaço interessante, agradável onde apetece trabalhar. Que felizes vamos ser aqui!

Prometemos esforçar-nos para que, quando a deixarmos, ela fique linda como é agora e que os nossos futuros colegas possam gostar tanto dela como nós.

O nosso obrigada à professora Alice e até qualquer dia.

Alunos do 3.º C

 …

 A BIBLIOTECA

No dia 13 de Fevereiro, de manhã às 9 horas e 45 minutos, a nossa turma foi à biblioteca aprender algumas regras sobre como requisitar um livro (empréstimo domiciliário), com a professora Alice.

Ela disse que podíamos requisitar todos os livros à exceção dos que têm uma bolinha vermelha. Depois disse que os livros podem ser requisitados num período de 5 dias.

A seguir, fomos ver que as prateleiras têm o assunto de livro que vamos ler, se é do corpo humano, banda desenhada ou até de literatura.

Ela também disse uma coisa importante: para melhor preservar o livro, quando chegarmos a casa, devemos retirá-lo logo da mochila.

Foi assim a ida à biblioteca.

Luís António Ferreira

_____________________________________________________

20 de fevereiro de 2012

Biblioteca Escolar do Centro Escolar de Fão abre portas

..

Deu-se início, na semana de 13 a 16 de fevereiro, ao serviço de empréstimo domiciliário na Biblioteca Escolar do Centro Escolar de Fão. Foi visível o entusiasmo e a alegria de todas as crianças da educação pré-escolar e do 1.º ciclo que tiveram a oportunidade de requisitar, pela primeira, vez um livro desta biblioteca, recentemente inaugurada.  A professora bibliotecária, Alice Pimenta, deu apoio nesta fase inicial, mas, posteriormente, o empréstimo será assegurado pelas educadoras e pelas professoras titulares de turma, tendo as mesmas estipulado um horário semanal para o efeito.

Foi notória a grande satisfação e alegria de todos, alunos, professoras, educadoras e assistentes operacionais, por poderem usufruir do excelente recurso e espaço que é a Biblioteca Escolar.

Veja a alegria estampada nos rostos dos que passaram pela BE:

Click to play this Smilebox photo album

..

_____________________________________________________

31 de janeiro de 2012

Apoio ao Desenvolvimento Curricular

..

A Equipa da Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira, pretendendo a uniformização de práticas, tem vindo a desenvolver trabalho colaborativo com os docentes, no sentido de orientar os alunos nas técnicas de pesquisa de informação e de realização de trabalhos escolares. O Guião Big6 foi o modelo adotado, aprovado em Conselho Pedagógico, divulgado nos blogues das Bibliotecas Escolares do Agrupamento (aqui e aqui) e dado a conhecer aos alunos em sessões de pesquisa, no espaço da BE, orientadas pelas professoras bibliotecárias e pelos docentes das diferentes áreas disciplinares.

Assim sendo, nos dias 19 e 23 de janeiro, na Biblioteca Escolar, os alunos do 4.º K da EB 1 de Esposende, acompanhados pela respetiva professora, Fátima Matos, receberam formação relativa ao Guião de Pesquisa Big6 e às normas de realização de um trabalho escolar adotadas no Agrupamento. O Ciclo da Água foi o tema de uma pesquisa orientada que permitiu  a recolha e o tratamento de informação a utilizar, posteriormente, em contexto de sala de aula. Diferentes fontes foram utilizadas, desde livros, passando pela página de Recursos Educativos disponível no blogue da BE, entre outros suportes digitais de recolha de informação.

..

(Para ver mais fotografias da atividade, clique sobre esta.)

..

Nos dias 25 e 27 de janeiro, foi a vez dos alunos do 4.º J da EB 1 Esposende, acompanhados pela professora Dulce Miranda, conhecerem o Guião de Pesquisa Big6, sendo que, desta vez, o tema da pesquisa orientada foi O Sistema Solar.

..

(Clique sobre esta fotografia e verá mais sobre a atividade.)

..

Também os alunos do 6.º B, em Estudo Acompanhado, se deslocaram à Biblioteca Escolar para conhecerem o modelo de pesquisa Big6. Na sequência desta formação a cargo da professora bibliotecária, a turma, agora sob orientação dos seus professores, Adília Terra e Manuel Meira, encontra-se a elaborar um trabalho de pesquisa sobre a República, seguindo com rigor as indicações que lhes foram fornecidas na sessão de formação.

..

..

Parabéns aos alunos e aos seus professores pela motivação e alegria com que desenvolveram este trabalho colaborativo com a Biblioteca Escolar.

_____________________________________________________

09 de janeiro de 2012

Concurso Nacional de Leitura

..

No dia 6 de janeiro, cerca de duas dezenas de alunos do 3.º ciclo realizaram a Prova de Apuramento para a 2.ª fase – distrital – do Concurso Nacional de Leitura. Por deliberação do júri, constituído pela professora de Língua Portuguesa, Paula Machado, e pelas professoras bibliotecárias, Alice Azevedo e Alice Pimenta, foram apuradas as alunas Maria Macedo Durão, Beatriz de Matos Rosas Martins e Ana Couto Gonçalves. Na impossibilidade destas participarem, são suplentes as alunas Bruna Sofia Costa Eiras dos Santos, Bárbara de Sousa Boaventura, Mafalda Novo e Andreia Rosário.

..
Parabéns a todos os participantes e, em particular, às alunas apuradas!

..

_____________________________________________________

13 de dezembro de 2011

..

O Livro da Feira do Livro

..

Folheie o “Livro da Feira” e conheça os momentos mágicos e inesquecíveis vividos por todos os que tiveram a oportunidade de visitar a Feira do Livro e de participar nas atividades desenvolvidas ao longo da semana, na Biblioteca Escolar.

Myebook - Feira do Livro 2011 - click here to open my ebook

_____________________________________________________

12 de dezembro de 2011

Passatempo CHERUB nas ESCOLAS

..

O desafio da Porto Editora foi aceite pelos alunos da nossa escola e a prova de apuramento dos melhores leitores CHERUB decorreu na quarta-feira, dia 30 de novembro, na Biblioteca da Escola.

No intervalo da 10h, os concorrentes começaram a prova que ditaria os vencedores deste concurso, promovido pela Porto Editora, para criar hábitos de leitura nos jovens adolescentes. Para o efeito, a editora concebeu este projeto, a partir da obra de Robert Muchamore, à medida das expectativas dos jovens leitores a partir dos 10 anos, envolvendo-os num mundo ficcional, militarmente organizado, onde as crianças são os principais protagonistas. O Recruta inicia a coleção com o recrutamento de James, um jovem como muitos outros, mas que “para efeitos oficiais, não existe”.

Aventura, ação e mistério são os ingredientes principais desta coleção que já conta com oito títulos.

Aos vencedores – Bárbara Boaventura, Bruna Santos, Inês Mó, Nuno Nibra, Alexandre Sousa e Tiago Cruz – e a todos os participantes parabéns!

_____________________________________________________

02 de dezembro de 2011

..

Feira do Livro 2011

Consulte o  Programa da Feira do Livro AQUI.

_____________________________________________________

30 de novembro de 2011

Exposição “As Mãos”

Entre 14 e 26 de novembro esteve patente na Biblioteca Escolar uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos do 9.º ano, subordinada ao tema “As Mãos”, promovida pela professora de Educação Visual, Paula Soares. Numa clara articulação com a Biblioteca Escolar na promoção da leitura, o ponto de partida para os trabalhos realizados – esculturas de mãos em sabão – foi o livro O Velho e o Mar, de Ernest Hemingway, uma das obras do currículo de Língua Portuguesa para este ano de escolaridade, e o tema o mar.

Quem, por estes dias, frequentou a biblioteca não só foi surpreendido pela criatividade dos trabalhos expostos e pela inovadora motivação para a leitura de “O Velho e o Mar”, mas também pelo agradável aroma a sabão natural. Impossível ficar indiferente a esta iniciativa.

..

Click to play this Smilebox slideshow

..

Orelhas de Borboleta, de Luísa Aguiar, foi também o ponto de partida para um trabalho realizado por um grupo de alunos da educação especial sob orientação da professora Paula Soares, na Oficina de Motricidade, e que esteve exposto na Biblioteca da Escolar, no final do mês de novembro.

Vejam que lindo ficou!

_____________________________________________________

27 de novembro de 2011

O livro e o conto na Educação Ambiental

..

Filipe Lopes desenvolve um trabalho de promoção do livro e da leitura há quase vinte anos, envolvendo alunos, professores, pais e outros mediadores de leitura. Este contador de histórias profissional leva, também, a hospitais e a estabelecimentos prisionais, com espírito de voluntariado, os livros e a sua magia. A sessão do dia 24 de novembro, na BE da EB 2/3 António Correia de Oliveira, proporcionou aos presentes momentos de reflexão sobre o livro e as questões ambientais que lhe são inerentes.

Click to play this Smilebox slideshow

_____________________________________________________

30 de outubro de 2011

….

Dia da Biblioteca Escolar

    Para celebrar o Dia da Biblioteca Escolar, a professora Catarina Carvalho, elemento da equipa da BE, animou uma sessão de Hora do Conto, baseada na obra A menina que detestava livros, de Manjusha Pawagi, destinada aos alunos do 1.º ano da EB 1 de Esposende.
Veja como tudo aconteceu.
Click to play this Smilebox slideshow

_____________________________________________________

08 de outubro de 2011

Dia Mundial da Música

Para assinalar o Dia Mundial da Música (1 de outubro), fruta da articulação com os professores de Educação Musical, a Biblioteca Escolar acolheu e promoveu uma Exposição de instrumentos musicais e de livros alusivos à temática. Em complemento, os alunos foram convidados a responder, via blogue da BE, a um pequeno questionário. (Blogue da BE)

Anúncios