ATIVIDADES 2010/2011

03 de Julho de 2011

Auto do Amanhã

Auto do Amanhã foi à cena no dia 30 de Junho de 2011, no Auditório Municipal de Esposende. Tratou-se do terceiro trabalho do Grupo de Expressão Dramática da EBACO, um projecto da Biblioteca Escolar, coordenado pelas professoras Alice Azevedo e Tânia Sá, que envolve alunos do 7.º e do 9.º anos. Este espectáculo consistiu numa inovadora recriação do Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, tendo como protagonistas o Anjo e o Diabo, personagens presentes nos anteriores trabalhos do grupo. A pobreza, a ganância, a prostituição e a pena de morte foram apresentadas como grandes falhas do ser Humano, mas ficou também a mensagem de que há esperança para a Humanidade, se esta assim quiser. Os actores deram voz às sábias e proféticas palavras de Martin Luther King, Desmond Tutu, Gandhi e Bono Vox, anunciando um melhor Amanhã.

..

Click to play this Smilebox slideshow

..

Parabéns ao Nosso Grupo de Expressão Dramática!

_________________________________________________________________

07 de Março de 2011

SEMANA DA LEITURA 2011

..

O Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira comemorou, de 21 a 25 de Fevereiro, a Semana da Leitura. As actividades aconteceram um pouco por todas as escolas e, em particular, nas duas Bibliotecas Escolares.

Na Biblioteca Escolar da EBACO, nos dias 21 e 22, decorreu  a 2.ª fase das Olimpíadas da Leitura, actividade  promovida pelos professores de Oficina da Língua e que envolveu todas as turmas do 2.º ciclo.

No dia seguinte, numa clara e intencional inversão de papéis, pais/encarregados de educação e avós (utentes do Centro Social de Curvos) ouviram  e deliciaram-se com as histórias lidas, com grande mestria, por um grupo de alunos do 5.ºA.  A actividade Histórias Para Ler Aos Pais”, inspirada no livro de António Torrado e orientada pela professora de Língua Portuguesa, Regina Roriz, revelou-se um momento único, carregadinho de afecto e um exemplo feliz da relação entre escola e família, também aqui inequivocamente de mãos dadas. Nas palavras daqueles que assistiram, um momento “a repetir”!..

Click to play this Smilebox slideshow

Ainda não totalmente refeitos da manhã, ao serão, a presença da Escritora Margarida Fonseca Santos com as “Histórias Para Contar Consigo” não deu tréguas às emoções. Induzido pelas histórias, verdadeiras metáforas, cada um dos presentes, elementos da comunidade educativa e da comunidade em geral, inevitavelmente, percorreu caminhos de reflexão e revisitou lugares familiares. Ao longo da noite, a intercalar a histórias contadas, foram colocadas questões à autora de “De Nome Esperança”, seu último romance editado. Os alunos do 5.º D, orientados pela professora de Educação Musical, Filomena Oliveira, também deram o seu contributo para que a noite fosse ainda mais emotiva. Terminada a sessão, partilharam-se as emoções do momento em torno da mesa e ao sabor do chá quentinho. “Histórias Para Contar Consigo” foi, sem dúvida, um encontro memorável e muito intenso!

Grandes emoções também se viveram na manhã seguinte, nas duas sessões em que Margarida Fonseca Santos esteve com todas as turmas do 6.º ano. Estes alunos preparam-se afincadamente para este encontro, ao longo dos últimos, tendo, em Oficina da Língua ou Língua Portuguesa, feito a leitura orientada dos livros “Maria, os Segredos da Irmã Mais Velha” e “Miguel Nunca Desiste” da colecção 7 Irmãos da autoria de escritora convidada e de Maria João Lopo de Carvalho e trabalhado algumas das propostas de “Quero Ser Escritor” escrito em co-autoria com Elsa Serra. As sessões foram animadas com intervenções dos alunos: apresentação da escritora, dedicatória, música, pequena dramatização, leitura do texto “Biblioteca em Férias” produzido a partir de actividade proposta em “Quero Ser Escritor” e diálogo aberto com questões que se centraram, essencialmente, nas obras da autora e no processo de criação e escrita. Foram notórios o interesse e a dedicação dos alunos, motivados pelo empenho das respectivas professoras de Oficina da Língua/Língua Portuguesa, Ana Barros, Manuela Tavares, Laurinda Novo, Margarida Afonso e Regina Roriz que contaram com a pronta colaboração da professora Filomena.

O interesse pelas obras da escritora, desde então, não pára de crescer e, podemos afirmá-lo, há, nesta escola, verdadeiros fãs da escritora e dos seus livros, nomeadamente, da colecção 7 Irmãos e do Reino de Petzet. Os mais velhos também mostraram interesse em ler os seus livros, tendo tido a oportunidade de os adquirir na Feira do Livro de Autor, patente, durante esta semana, na Biblioteca Escolar.

Click to play this Smilebox slideshow

..

O encerramento das actividades desenvolvidas na BE da EBACO constituiu mais um momento de pura magia! A Hora do Conto intitulada “Era uma vez…”, dinamizada pelos alunos do 6.º F para os colegas do 4.º de Eira d’ Ana, o 4.º ano de Esposende e o 5.ºA, superou, de facto, as expectativas! Contadas, muito bem contadas, as duas histórias preparadas sob orientação da professora de Língua Portuguesa, Regina Roriz, viveram-se momentos inesquecíveis. De improviso, os dois “contadores de serviço” dialogaram com o público sobre a temática das histórias e, talvez porque a harmonia e a serenidade do ambiente vivido o proporcionou, convidaram os interessados a partilharem de viva voz histórias que os tenham marcado. Extraordinariamente, foram vários os que manifestaram interesse em fazê-lo. Contaram-se, então, entre outras, as histórias do sapo apaixonado, da Carmela (menina muito mentirosa, muito gulosa e muito preguiçosa) e do gafanhoto verde (contada no dia anterior por Margarida Fonseca Santos). Fantástico!

Click to play this Smilebox slideshow

Esta semana foi, sem dúvida, muito intensa e repleta de emoções. A Leitura tem destas coisas!

Refira-se que o sucesso das iniciativas dinamizadas só é possível quando há uma excelente conjugação de esforços e a colaboração de muitas pessoas. A equipa da BE agradece a todos quanto deram o seu contributo para que tudo decorresse bem, nomeadamente aos colegas de Oficina de Artes, responsáveis pelo(s) excelente(s) cenário(s), aos colegas acima referidos, à D. Sónia, assistente operacional na BE, e a todos os que, de forma não tão visível, também foram imprescindíveis para a concretização bem sucedida da Semana da Leitura.

___________________________________________________________________

15 de Fevereiro de 2011

Encontro com o Escritor Vergílio Alberto Vieira

Todos nós já ouvimos dizer que os escritores e os poetas são seres humanos extraordinários e invulgares. Pois, agora, podemos afirmá-lo com toda a convicção!

Reino Cintilante e O Camaleão Preguiçoso, as obras da editora Tampolim Edições, lidas e trabalhadas por professores e alunos das escolas do 1.º ciclo de Esposende, Barral e Eira d’ Ana, serviram de mote para um encontro com o seu autor, Vergílio Alberto Vieira. Contudo, o que parecia ser uma simples conversa acabou por gerar voltas e voltas por muitos outros livros e muitas outras histórias plenas de emoção.

Na manhã dia 4 de Fevereiro, os meninos e meninas dos 1.º e 3.º anos da EB1 de Esposende receberam, na Biblioteca Escolar do Agrupamento, o escritor Vergílio Alberto Vieira e, nesse mesmo dia, o Auditório da Junta de Freguesia de Palmeira do Faro encheu-se com alunos das escolas de Barral e de Eira d’ Ana. Da leitura das obras O Reino Cintilante e O Camaleão Preguiçoso resultaram excelentes trabalhos, num belo exemplo de articulação disciplinar.

Vergílio Alberto Vieira partilhou com todos os presentes poemas, histórias dos livros e da vida real, experiências ricas de sabedoria, objectos mágicos carregados de mistério e fantasia e tocou, com o seu dedo de mago das letras, a imaginação, a alma das crianças e dos professores.

O dia 4 de Fevereiro de 2011 não será facilmente apagado da nossa memória. Acreditamos que é com exemplo de amor pelos livros e pelas coisas belas da vida que se constroem adultos que amam os livros e as coisas belas da vida!

OBRIGADA, Vergílio Alberto Vieira! Obrigada por ter enchido a nossa alma até transbordar de alegria!

A equipa da Biblioteca Escolar, os alunos e os professores

Click to play this Smilebox slideshow

____________________________________________________________________

28 de Janeiro de 2011


Click to play this Smilebox newsletter

__________________________________________________________________

17 de Janeiro de 2011

O Professor e a Biblioteca, Parceiros do Aluno

Professores de Área Projecto e de Estudo Acompanhado da Escola participaram, no dia 7 ou no dia 14 de Janeiro, numa sessão de formação denominada “O Professor e a Biblioteca, Parceiros do Aluno”, dinamizada pela Coordenadora Interconcelhia da RBE, Dra Raquel Ramos.

Conforme atestam as opiniões dos participantes, a sessão revestiu-se de grande importância para o trabalho que desenvolvem com os alunos e os materiais distribuídos (Guião para Trabalho de Pesquisa, dossiê A Pesquisa de Informação e documento orientador para preparação de actividades de articulação com a BE).

______________________________________________________________________

15 de Janeiro de 2011

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA- apuramento para 2.ª fase

Numa iniciativa conjunta da Biblioteca Escolar e dos professores de Língua Portuguesa do 3.º ciclo, 40 alunos (18 – 7.º ano; 16 – 8.º ano;  6 – 9.º ano) realizaram as respectivas Provas de Apuramento para a 2.ª fase – distrital – do Concurso Nacional de Leitura.

Por deliberação do Júri, foram apurados os seguintes alunos:

Andreia Filipa  Neto da Silva (7.º A)

Bruna Sofia Costa Eiras Santos (8.º C)

Margarida Vale Silva (9.º A)

Alunos Suplentes:

Marta Miranda Maçães Viana (7.º B)

Ânia Martins Peixoto (8.ºA)

Diogo Monteiro (9.º A)

Todos os concorrentes receberão o respectivo Certificado de Participação e os apurados para a fase distrital um livro.

Aos participantes, PARABÉNS!!!

 

____________________________________________________________________________________

 

04 de Janeiro de 2011

“Lê Para Mim, Que Depois Eu Conto…”

Dando continuidade ao Projecto “Lê Para Mim, Que Depois Eu Conto…”, considerado, pela Rede de Bibliotecas Escolares, uma Ideia de Mérito 2010 das Bibliotecas dos Agrupamentos de Escolas António Feijó, Darque, Marinhas e Freixo, decorreu, no passado dia 13 de Dezembro, a 2.ª sessão do Clube de Famílias Leitoras da EB 1/JI de Curvos.

“Leitura, Ecologia e Natal: Desperdício/Consumismo” foi o tema em torno do qual se centraram os trabalhos desta sessão, depois de apresentado o “trabalho de casa”.

Agradecemos à professora bibliotecária Augusta Almeida, do Agrupamento de Escolas de Marinhas, o facto de ter aceite o nosso convite para dinamizar, mais um ano, o Clube, e continuar, assim, a promoção da leitura em meio familiar. Pela generosidade e sentido de partilha, obrigada!

___________________________________________________________________________________________

05 de Janeiro de 2011

A Feira do Livro vista pelos alunos do Jardim de Infância de Gemeses e do 1.º B da EB1 de Esposende:

Clique aqui e delicie-se com os fantásticos desenhos dos alunos destas turmas.

_____________________________________________________________________________________________

01 de Janeiro de 2011

FEIRA DO LIVRO


De 6 a 10 de Dezembro, a Biblioteca Escolar promoveu a Feira do Livro aberta a toda a Comunidade Educativa.

A “festa do livro” envolveu professores, assistentes operacionais, pais/encarregados de educação e alunos, provando que o Livro faz parte da vida de todos. Muitos foram os alunos de Jardins de Infância e de escolas do Primeiro Ciclo do nosso agrupamento que visitaram a Biblioteca Escolar e puderam participar em actividades promotoras do livro e da leitura, desde os alunos do 2.º e 3.º ciclos da escola, até uma grande parte das turmas do 1.º Ciclo do agrupamento (Esposende, Gemeses, Gandra e Curvos). Também os meninos dos Jardins de Infância de Santo António, Gemeses, Gandra, Curvos e “A Gaivota” quiseram ver de perto os livros, esses objectos mágicos cujas imagens mil histórias têm para contar.

A abertura da feira esteve a cargo dos alunos do 1.º A, da EB1 de Esposende, numa pequena cerimónia que seguiu um protocolo digno destes “pequenos-grandes” leitores. Das mãos da Coordenadora da BE, em representação de toda a equipa da Biblioteca Escolar, as crianças receberam a tesoura que cortou a fita representativa da abertura oficial.

Nesta manhã, o escritor e poeta Nuno Higino conversou com os alunos do 7.º e 8.º anos da escola. As obras “A Maçã Vermelha” e “A Noite das Três Luas”, trabalhadas no âmbito do projecto da BE – “Leituras e Companhia”, que promove a leitura recreativa de obras do PNL nas aulas de Estudo Acompanhado, serviram de mote ao entusiasmado encontro, preparado com muita dedicação por professores e alunos. Este encontro teve como cenário a belíssima instalação da autoria do professor Rui Santos e da Oficina de Artes.

(Para ver slideshow, clique sobre a foto. )

Ao longo de todo o dia, muitas crianças puderam visitar a Biblioteca Escolar, conhecer e adquirir quer as novidades editoriais, quer os clássicos da literatura.

….


O segundo dia, pleno de visitas de alunos, culminou com a magnífica sessão, aberta a toda a comunidade, protagonizada pela “Contadora de Histórias” Clara Haddad. Esta mística contadora, que esteve pela segunda vez na nossa feira, deslumbrou a sua audiência com divertidas, mas sapientíssimas histórias do Mundo.

Click to play this Smilebox slideshow

Outros amantes dos livros divertiram e ensinaram meninos do Ensino Pré-escolar e do Primeiro Ciclo em sessões que tornaram mais ricas as visitas à casa de todos que é a Biblioteca Escolar. Dos livros pousados nas mesas e escaparates brotavam aventuras e desventuras, através das palavras e dos gestos de fabulosos contadores de histórias como as Educadoras Dina Zão e Teresa Castro e os autores de tantas outras como Bernardete Costa e Jorge Braga.

Click to play this Smilebox photo album

Comandados pela professora Catarina Carvalho, contadores de carne e osso mascarados de fantasia trouxeram à Feira do Livro “A ovelhinha que veio para jantar”, num mágico espectáculo de fantoches. Foram os alunos do 4.º J da EB1 de Esposende que ofereceram este momento aos seus colegas de Gandra e de Curvos.

(Veja mais, clicando sobre a foto.)

A Ciência também mora nos livros e, desta forma, a professora de Ciências Físico-Químicas, Isabel Lopes, em colaboração com a BE, proporcionou aos curiosos alunos do 3.º ano da EB1 de Curvos a actividade laboratorial “Indicadores de Ácido Base”. O brilho nos olhos destes pequenos cientistas aumentava, sempre que, no momento em que as suas mãos libertavam as gotas dos líquidos indicadores, as cores surgiam nos tubos de ensaio.

Click to play this Smilebox scrapbook

A tarde do último dia desta festa serviu de ensaio geral do primeiro trabalho do Grupo de Expressão Dramática da EBACO, um projecto da BE, dinamizado pelas professoras Alice Azevedo e Tânia Sá, tendo, ao mesmo tempo, proporcionado um belo momento cultural e de entretenimento aos alunos da sala 2 do Jardim de Infância “A Gaivota” e do 3.º H da EB1 de Esposende.

O fim da Feira do Livro chegou com uma noite cultural, aberta à Comunidade Educativa. Com os livros como mote, a sessão abriu ao som das vozes de professores e assistentes operacionais que gritaram bem alto as emoções que resultam da leitura de um bom livro.

Os actores maravilhosos que compõem o Grupo de Expressão Dramática tiveram a honra de estrear a peça “O Primeiro Natal da Bruxa Carpidim”, de Fernando de Paços, num espectáculo intimista, mas inesquecível.

Click to play this Smilebox slideshow

A noite continuou com a música, a poesia e os livros, misturados com os odores reconfortantes dos chás e cafés que aqueciam a alma dos visitantes. A professora Filomena Oliveira e os seus alunos cantaram “Um Livro é um amigo” e a assistente operacional Sameiro Nibra bem soube dizer as palavras de Jorge Braga, num poema intitulado  “as palavras”.

(Veja as fotografias do encerramento da Feira do Livro, aqui.)

Obrigada a todos os visitantes, participantes e colaboradores!

A Equipa da Biblioteca Escolar

______________________________________________________________________________________________
12 de Novembro de 2010
Click to play this Smilebox newsletter
______________________________________________________________________________________________
11 de Novembro de 2010

Grupo de Expressão Dramática


O dia 31 de Outubro de 2010 marcou o início das actividades do projecto “Escolas no Teatro” promovido pelo Teatro Nacional S. João e desenvolvido pelos alunos de 9.º ano que integram o Grupo de Expressão Dramática (GED) da EBACO. Trata-se de uma parceria com o TNSJ que tem como objectivo principal a formação de públicos de teatro e o desenvolvimento do sentido estético e artístico nos jovens. Este grupo de alunos assistiu ao espectáculo “Belonging”, no Teatro Carlos Alberto, um magnífico texto bilingue de Peter Cann que juntou em palco dois grupos de teatro distintos, mas que partilham dos mesmas “experiências e memórias”. Três homens portugueses, do Grupo de Teatro da Serra de Montemuro, juntaram-se a três mulheres inglesas, do Foursight Teathre, e deram ao público, embrulhadas em emoções fortes, muitas histórias de inocências perdidas, “…contos de fadas da nossa infância, com os nossos medos enquanto filhos e pais, e com verdadeiras histórias de exploração infantil, tragicamente vulgares no nosso mundo de hoje.”



___________________________________________________________________________________________
2 de Novembro de 2010

Hora do Conto na BE

A Biblioteca Escolar, em  articulação esta e os professores e Língua Portuguesa e/ou de Oficina da Língua, promove a Hora do Conto, que acontecerá, pelo menos, uma vez por mês.

Foi no dia 20 de Outubro de 2010 que os alunos do 8.º C, sob orientação do professor Davide Carvalho, deram início à Hora do Conto.

Sabe mais sobre esta actividade em “Notícias da BE” apresentado abaixo.


Click to play this Smilebox newsletter

___________________________________________________________________________________________

2  de Novembro de 2010

..

Uma Corrida Marada –  em busca de uma alimentação saudável


O encontro com Ana Paula Figueiredo e Pedro Emanuel Figueiredo, autores de Uma Corrida Marada, nos dias 15 e 21 de Outubro,  foi levado por  alunos e professores até à sua sala de aula. Esse prolongamento de experiências resultou em belíssimos trabalhos que serão expostos na Biblioteca Escolar. Eis aqui alguns desses trabalhos da autoria dos alunos da EB1/JI de Fão.

(Para visualizar os trabalhos, clica sobre a imagem.)

_________________________________________________________________________________________

29 de Outubro de 2010

..

Dia Mundial da Alimentação.--.

“Dez Mandamentos para uma Alimentação Saudável” e a bela história da ratinha Rita foi o que os enfermeiros Ana Paula Figueiredo e Pedro Emanuel Figueiredo, autores de Uma Corrida Marada, partilharam com os alunos do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira, numa sessão que resultou da parceria entre a BE e o PES. Nos dias 15 e 21 de Outubro,  os alunos aprenderam um pouco mais sobre como cuidar do seu organismo através de uma alimentação saudável, do exemplo da personagem principal desta história e da animada conversa com os autores do livro, tal como comprovam alguns dos comentários dos alunos relativos à sua participação nesta sessão: “Eu gostei muito da história e vou tentar comer menos sal.” (EB1 de Gemeses); “Eu gostei de conhecer a Ritinha.” (EB1 de Eira d’Ana); “Eu gostei muito dos enfermeiros e vou fazer uma alimentação equilibrada. Vou fazer os dez mandamentos.” (EB1/JI de Curvos). Enriqueceram esta actividade os trabalhos dos alunos do 6.ºE, realizados na ACND de Área de Projecto.

Click to play this Smilebox slideshow

______________________________________________________________________________________

25 de Outubro de 2010

Iniciou-se, hoje, Dia da Biblioteca Escolar, fruto da parceria entre BE, PTE e ITIC,  a formação de utilizadores relativa à pesquisa através do Catálogo Colectivo da Rede de Bibliotecas do Concelho de Esposende.

Durante esta semana, numa aula de Área Projecto ou de Estudo Acompanhado, programada para a Biblioteca Escolar,  as turmas do 3.º ciclo, sob orientação da professora Sílvia Santos,  realizarão um conjunto de actividades que visam, essencialmente, dotar os alunos de conhecimentos que lhes permitam realizar, com  autonomia, futuras pesquisas.

_______________________________________________________________________________________________

18 de Outubro de 2010


Oficina de Sobrevivência para Pais Contadores de Histórias

Foi em clima de grande alegria e de boa disposição que, nos dias 12 e 13 deste mês, meia centena de pais/encarregados de educação, educadoras e professores, ao fim do dia, participaram na Oficina de Sobrevivência para Pais Contadores de Histórias, dinamizada por Filipe Lopes, O Contador de Histórias. Esta constituiu um espaço de diálogo e de informação para aqueles que diariamente se vêem confrontados com a necessidade de contar histórias. De uma forma descontraída e sem o peso de uma formação propriamente dita, os participantes foram convidados a falar das suas dúvidas e dos seus receios no que toca a este tipo de abordagem, bem como a mudarem o seu ângulo de visão, tornando-se eles próprios receptores dos contos. Tiveram ainda oportunidade de manusearem um conjunto de livros “infantis” de excelente qualidade e de conhecerem exemplos concretos de como trabalhar determinadas histórias.

Click to play this Smilebox slideshow

_____________________________________________________________________________________________

17 de Outubro de 2010


Comemoração do Centenário da República

O Agrupamento Vertical de Escolas António Correia de Oliveira comemorou o Centenário da Implantação da República nos dias 5, 6 e 7 de Outubro com um vasto conjunto de actividades, com destaque para a encenação do Regicídio, e leitura da Acta da Aclamação e Posse da Comissão Municipal Republicana do Concelho de Esposende, levadas a cabo pelos alunos das Escolas de Gandra e António Correia de Oliveira, respectivamente. Na Biblioteca Escolar estiveram expostos importantes testemunhos históricos, desde bandeiras da fundação da Nacionalidade até ao presente, armamento da época, documentação histórica e trabalhos elaborados pelos alunos. Ao longo destes dias, e numa conjugação de esforços entre as diversas entidades, decorreu uma acção de divulgação e promoção do serviço militar da responsabilidade do Centro de Recrutamento de Braga. Todos puderam observar veículos militares e, simultaneamente, divertir-se numa Torre Multiactividades.

Assinalar e reviver os acontecimentos directos que levaram à implantação da República e abrir a Escola à comunidade em geral” constituíram os objectivos destas comemorações. O promotor desta iniciativa foi a EB1/JI de Gandra e contou com o apoio da Biblioteca Escolar e dos Professores do Departamento de História e Geografia de Portugal, de Oficina de Artes e da Câmara Municipal de Esposende.

Click to play this Smilebox slideshow