Alunos escrevem sobre encontro com Sebastião Peixoto

sebast_P

   As sessões com o ilustrador Sebastião Peixoto e as visitas à Feira do Livro foram o pretexto para os alunos das Escolas Básicas de Gandra e de Fão redigirem, em coletivo, textos  e elaborarem ilustrações para os mesmos.

….

    Eis o texto da autoria dos alunos da turma C do 3.º e 4.º anos da EB de Gandra, orientados pela professora Matilde Azevedo:

A Feira do Livro

   Hoje, dia 25 de novembro, a nossa turma foi à Biblioteca do Agrupamento conhecer o ilustrador Vasco Gargalo. Nós conhecemos e trabalhámos duas obras que ele ilustrou “Lendas Encantadas”, de Elisa Sá Costa e “O Doutor Grilo” de Carlos Nuno Granja. Levámos connosco os nossos trabalhos, Lenda do Galo e Lenda da Sopa da Pedra e ainda uma maqueta da história O Doutor Grilo.

    À chegada tivemos uma surpresa, a Bibliotecária, professora Alice, informou-nos de que tinha surgido um imprevisto com o ilustrador Vasco Gargalo mas, que estava à nossa espera o ilustrador Sebastião Peixoto.

    Este ilustrador, natural de Braga, falou-nos da sua vida profissional: tirou o curso de Belas Artes, foi professor e hoje dedica-se somente a ilustrar obras. O ilustrador Sebastião Peixoto já ilustrou para cima de 18 obras. O seu primeiro trabalho surgiu quando tinha 35 anos, hoje já conta com 43 anos. A primeira obra que ilustrou intitula-se “O Avião Saltitão” e a última obra tem o nome de “O Espelho”, que está escrita em italiano. Referiu ainda que sempre gostou de ilustrar livros.

    De seguida, o ilustrador fez um desenho em papel cenário e ficou magnífico! Um professor sugeriu que contássemos uma história a partir daquele desenho. Inventamos uma história bem engraçada!

    Por fim, o ilustrador deu o seu autógrafo a muitos alunos. Ainda houve tempo para recordar este momento com a fotografia.

    Esta ida à Biblioteca para termos o contacto com o ilustrador foi interessante pois ficámos a saber mais sobre técnicas de ilustração.

gandra-sebast_peix

[Ilustração elaborada pelo Tito Dinis Faria, do 4.º ano]

…………………………………………………………………………………………………………………………

    Segue-se o texto elaborado, sob orientação da professora Ondina, pelos alunos do 3.º ano da EB de Fão.

A Visita à Feira do Livro

     No dia vinte e cinco de novembro, depois do almoço, nós e os nossos colegas do 3º e 4º ano, deslocamo-nos, no autocarro da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal, até à Escola Sede do nosso Agrupamento: António Correia de Oliveira, para visitarmos a Feira do Livro e conhecermos o ilustrador da obra que estudamos: “O rei Belarmino não é Tenor” da autoria de Carlos Nuno Granja, ilustrada por Sebastião Peixoto.

     Chegamos à escola e fomos para a Biblioteca, onde fomos muito bem recebidos pela professora Alice e pelo professor Rui. Já lá estavam colegas nossos de outra escola.

     Logo à entrada reparamos em vários livros, alguns deles já nossos conhecidos.

     Sentamo-nos e conhecemos o “nosso ilustrador”, Sebastião Peixoto. Ele conversou connosco e mostrou-nos alguns livros ilustrados por ele. Aproveitamos a sua simpatia e aproveitamos para fazer-lhe algumas perguntas sobre o seu trabalho que nos parece um bocadinho diferente daqueles que as pessoas que conhecemos fazem e em lugares que mais ou menos já visitamos. Perguntamos-lhe como o faz, onde o faz, que materiais utiliza e como arranja as ideias. Respondeu às nossas perguntas e esforçou-se para que percebêssemos que a sua atividade é mesmo um trabalho, bem diferente dos desenhos que fazemos, sem o cuidado de que eles estejam relacionados com uma história que outras pessoas inventaram. Foi realmente simpático e paciente e todos nós percebemos que o desenho pode ser uma coisa muito séria.

     Depois, para nos deliciar, o nosso ilustrador, Sebastião Peixoto, fez um grande desenho. Primeiro a lápis e depois a carvão. Ficou mesmo bonito! Tão bonito que até o queríamos trazer para a nossa escola para ela ficar ainda mais bonita. Enquanto ele desenhava nós íamos inventando uma história sobre o que víamos.

     Era uma feira do livro e nós isso já sabíamos o que era por isso alguns até levavam umas moedas para comprarmos um livro. Escolhemos o que queríamos e o simpático Sebastião Peixoto autografou-os e decorou-os com um pequeno desenho. Ainda tivemos tempo para, andar pela biblioteca a ver os vários livros que existiam na feira.    

     Como o tempo passa rápido chegou a hora de regressarmos à nossa escola. Foi uma tarde interessante e diferente. Gostamos muito de conhecer o Sebastião Peixoto e todo o seu trabalho.    

     A professora Alice foi muito fixe pelo convite que nos fez.  

     A Junta de Freguesia e a Câmara também foram bem simpáticas porque sem autocarros não haveria visita.

           Obrigado a todos!

O rei Belarmino_Fao

[Ilustração da autoria do Nuno Lopes, do 3.º ano.]

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s