Pequeno Grande C | EBACO com 3 obras vencedoras

selo_2

     É com um enorme orgulho e muita alegria que a equipa da biblioteca escolar anuncia que são três as obras que figuram na lista dos vencedores do Concurso Pequeno Grande C!  Grande parte das turmas do 5.º e 6.º anos do Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira apresentou trabalhos originais muito criativos que mereceram os elogio do júri do concurso.

     Eis as obras premiadas e as respetivas apreciações do júri:

     Obra “O coração enterrado”, alunos do 5.º C e professora Celina Amorim

 

Este slideshow necessita de JavaScript.


Apreciação do Júri: É um livro de poemas feito na tradicional forma de um livro de poemas: poema em página par; ilustração em página ímpar. Não são poemas desgarrados – seguem uma linha temática que abrange a própria escolha das cores das ilustrações: começam tristonhas (violeta, azul escuro) como deve ser a poesia da morte, da dor, da perda (de um gato, de um cão), e acaba brilhante, como deve ser o amor e a paixão. Os professores ensinaram novas “formas de criação artística” nomeadamente na ilustração e conseguiram um belíssimo livro de autor, que seduziu o júri do Pequeno Grande C.

Obra “Diz-me”, pelos alunos do 6.º D e professor Rui Santos

Este slideshow necessita de JavaScript.


Apreciação do Júri: Neste livro somos surpreendidos como leitores ao nível da construção narrativa que, sendo muito simples, é bastante eficaz. Rimo-nos com o desfecho desta história, sobretudo pela quebra abrupta do ritmo até ai construído, fulminante no corte e naquilo que se adivinha em aberto como um recomeço circular. Isto, aliado à temática do enamoramento ou da idealização do outro, adquire uma realidade que imaginamos muito coerente com as vivências dos alunos deste 6º ano, e que valorizamos.

As técnicas de ilustração, desenho e monotipia sobre vidro, ajustam-se perfeitamente ao tema pelo jogo entre a permanência e o efémero, para além do impacto visual que, per si, exercem, justamente valorizadas em página inteira, à direita. Também o tamanho pequeno do livro se adequa, sublinhando um assunto confessional adolescente, assim como a relação complementar entre o texto e a ilustração, numa dança em que podem ser simultaneamente pergunta ou resposta.
Diz-me é assim uma obra bastante conseguida em termos de consistência global, que muito gostámos de receber.

Obra “O circo”, da autoria dos alunos do 5.º A e professora Lucília Cardoso

Este slideshow necessita de JavaScript.


Apreciação do Júri: É um livro com a estranha forma de tenda de circo, circular, que obriga a pô-lo de pé para o conseguirmos ler, uma vez que a narrativa está escrita na base, e a ilustração nos lados verticais da “tenda”. Mas é bonito, bem executado e apelativo. Conta a história do palhaço Xavier a quem tinham roubado o cavalo que era imprescindível para a sua afamadíssima atuação:  “Mama mia, não temos um cavalo para ti, Xavier”. Mas, com persistência e confiança tudo acaba por se resolver. O júri foi unânime na escolha desta obra.

 

Aplauso para todos os participantes e PARABÉNS aos premiados!

Anúncios

2 thoughts on “Pequeno Grande C | EBACO com 3 obras vencedoras

  1. Parabéns a todos os alunos e professores que participaram, assim como à Biblioteca da Escola. São livros lindos, criativos, mágicos…
    Continuem com esse vosso trabalho maravilhoso.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s