RBE cumpre objectivo: instalar e/ou desenvolver bibliotecas escolares

“O Programa Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) tem como objectivo a instalação e o desenvolvimento de bibliotecas e serviço de biblioteca, nas escolas dos diferentes níveis de ensino, disponibilizando aos utilizadores os recursos necessários à leitura, ao acesso, uso e produção da informação em diferentes suportes. Estas bibliotecas, geridas por uma equipa qualificada, que integra um ou mais professores bibliotecários, de acordo com a Portaria 756/2009 de 14 de Julho, e outros técnicos com formação adequada, dispõem de um espaço próprio, dotado de equipamentos específicos, que permite o livre acesso a um fundo documental diversificado e actual. A biblioteca escolar desempenha, assim, um papel central no desenvolvimento das literacias, no suporte às aprendizagens, na aquisição de competências de informação e na formação de leitores.” (via RBE)

Com o objectivo de apoiar e integrar novas escolas, agrupamentos e outras instituições de ensino,  a RBE, de alguns anos a esta parte,  tem lançado  a Candidatura RBE, cabendo a responsabilidade de submeter o processo de candidatura aos agrupamentos de escolas.  Contudo, considerando as alterações em curso na rede escolar nacional e o alargamento das competências dos municípios no domínio da educação,  o envolvimento da autarquia e dos agrupamentos de escolas no processo de planeamento e instalação das bibliotecas é fundamental.

Foi graças à aprovação da Candidatura RBE, elaborada, no ano transacto, pelo Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira,  que a EB 1/JI de Curvos tem uma nova e belíssima Biblioteca Escolar. Esta terá um “papel central no desenvolvimento das literacias, no suporte às aprendizagens, na aquisição de competências de informação e na formação de leitores”, da comunidade escolar deste estabelecimento de ensino, bem  como das  escolas do 1.º ciclo e dos jardins de infância geograficamente mais próximos. Estuda-se, ainda, a possibilidade de uma parceria entre o Agrupamento de Escolas, a Biblioteca Municipal Manuel Boaventura e a Junta de Freguesia de Curvos a fim de viabilizar a abertura da Biblioteca Escolar à comunidade local.

 

 

Foi, também, o apoio financeiro da RBE, resultante da aprovação da Candidatura de Requalificação 2010, que possibilitou dotar a Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira de acervo documental, equipamento e mobiliário adequados aos utilizadores do 1.º ciclo.

 

 

 

O Agrupamento de Escolas está grato pela acção e programa da RBE!

Quanto a nós… o compromisso de que continuaremos a desenvolver empenhadamente o nosso trabalho no sentido de contribuir para o sucesso educativo dos alunos, missão da BE e da escola.

 

A equipa da BE

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s