Saber ler e escrever

Reprodução de uma pequena estória, publicada no blogue Pó dos Livros (também nome de livraria em Lisboa), da autoria de Jaime Bulhosa.

*

– Avô, como era a tua escola?

– Eu nunca fui à escola.

– Nunca!?…

– Nunca.

– Porquê?

– Olha, porque nasci há muitos anos, no tempo em que não era obrigatório levar as crianças à escola.

– Então, como é que tu sabes ler e escrever?

– A vida, por vezes, ensina-nos.

– Como assim?

– Estou a brincar, foi o meu pai que me ensinou as primeiras letras.

– E como é que ele aprendeu?

– Não sei bem, talvez sozinho. Ele era um homem muito persistente, só assim se explica porque é que o teu trisavô – como tu sabes e apesar de me chamares avô, eu sou, na realidade, teu bisavô… –

– Eu sei, avô.

– … Então, como eu estava a dizer, o meu pai era muito persistente, sobreviveu à 1.ª Grande Guerra, enquanto Cabo Chefe da Infantaria. Sobreviveu, primeiro às balas e canhões dos alemães; depois à prisão e à fome, durante nove longos meses algures em França. Como ele escrevia muito bem, deixou, inclusive, um diário que te posso emprestar um dia para leres, onde ele relata o quotidiano da guerra e da prisão, em condições que ele descreve como desumanas.

– Desumanas, como?

– Olha, por exemplo, ter que andar à pancada com os camaradas de armas, só para poder comer um rato.

– Que nojo… avô!

– Pois é meu filho, mas é verdade.

– E como é que ele conseguiu salvar-se?

– Porque sabia ler.

– Porque sabia ler?

– Sim, naquele tempo, a maioria das pessoas não sabia ler, nem escrever. Saber ler e escrever, e naquelas circunstâncias, era ter uma grande vantagem em relação aos outros.

– Porquê?

– Porque em troca, por exemplo, de alguns alimentos, o meu pai escrevia e lia as cartas aos outros prisioneiros, o que lhe permitia ir mantendo uma saúde razoável.

– Como é que ele voltou para casa – conseguiu fugir?

– Não. Um dia pediram-lhe para ler um papel que um francês, em segredo, tinha entregue a um dos prisioneiros.

– E o que é que esse papel dizia?

La guerre est finie! La guerre est finie!

Deixe uma Resposta

