Dia Mundial da Matemática

Gostas de um bom desafio?

Então, esta actividade é mesmo para TI!

 

Para comemorar o Dia Mundial da Matemática e para comprovar, mais uma vez, que esta ciência está presente em variadíssimas situações do dia-a-dia, a partir de hoje, dia 14 de Março (Dia do Pi), até ao final da semana, os professores de Matemática do 3.º ciclo e a Biblioteca Escolar propõem-te que, numa aula a desenvolver neste espaço,  realizes uma actividade que incidirá sobre o ISBN.

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O QUE FAZER?

1.º – Lê atentamente as informações  sobre o ISBN seguintes.


A sigla ISBN significa International Standard Book Number, que quer dizer Número Padrão Internacional de Livro, um sistema identificador único para livros e publicações não periódicas. Criado, em 1967, por editores ingleses e oficializado como norma internacional em 1972, um ISBN é como o código postal de um livro, pois não há no mundo dois livros que contenham o mesmo. Tem 13 dígitos (antes de 2007 eram 10) que precedem a sigla ISBN e pode ler-se na parte inferior da contracapa, junto ao código de barras, e nas primeiras páginas do livro onde se referem todos os dados referentes aos direitos de autor.

Estes dígitos dividem-se em cinco grupos separados através de espaços ou hífenes. O primeiro grupo corresponde ao prefixo Bookland que se representa nos livros como 978. O segundo  corresponde ao identificador do país, área geográfica ou linguística (a Portugal corresponde o número 972). O terceiro  é o prefixo editorial e é um número atribuído pela agência responsável pela gestão do ISBN num determinado país ou área territorial. O identificador do título é o grupo seguinte e a sua função consiste em determinar um número para uma edição específica de cada publicação. O último grupo é o dígito de controlo, um número que surge através de uma operação matemática e que garante a individualização perfeita de cada ISBN.

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Como calcular o dígito de controlo/validação?

Nos primeiros 12 dígitos, multiplica-se o

1.º dígito por 1;       2.º dígito por 3;         3.º dígito por 1;

.. .4.º dígito por 3;       5.º dígito por 1;         6.º dígito por 3;

7.º dígito por 1;       8.º dígito por 3;         9.º dígito por 1;

.10.º dígito por 3;      11.º dígito por 1;       12.º dígito por 3.

Adicionam-se os resultados e calcula-se o Módulo 10 do resultado, isto é, o resto da divisão do número por 10. ..Se o resto for 0, o dígito de controlo será 0. Se for outro algarismo x, o dígito de controlo será o resultado de 10 – x.

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2.º – Resolve as tarefas a seguir apresentadas.

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Tarefas:

1. De acordo com as indicações que acabaste de ler, calcula o dígito de validação do  ISBN 978-972-20-3291- ?.

2. Consulta, agora, o CATÁLOGO da Rede de Bibliotecas do Concelho de Esposende disponível numa Página deste blogue (coluna do lado direito), faz uma pesquisa orientada e descobre o título do livro com o ISBN seguinte:

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3. Considera o ISBN da questão anterior e indica o código identificativo do editor desse livro.

3.º – Regista as respostas no espaço  “Deixar um comentário” (imediatamente abaixo deste post). Não esqueças de identificar os elementos do grupo bem como a turma a que pertencem..

BOM TRABALHO! (No final da semana, as respostas serão tornadas visíveis e, assim, saberás quem conseguiu resolver com sucesso este desafio.)

61 thoughts on “Dia Mundial da Matemática

  1. CEF-P.A
    Nomes: Márcio Brito, Rui Vale, Flávio Calheiros, João Lima.

    Resolução de actividade.

    1)
    1×1=1
    2×3=6
    3×1=3
    4×3=12
    5×1=5
    6×3=18 SOMA: 162
    7×1=7
    8×3=24
    9×1=9
    10×3=30 162:10=16 Resto= 2
    11×1=11
    12×3=36 Digito de controlo é 10-2=8

    2)Titulo- Pensa num número: Um olhar fascinante sobre o mundo dos números.

    • Os professores de Matemática e a equipa da BE felicitam todos os alunos que se empenharam para resolver com sucesso o desafio proposto, uma iniciativa conjunta para comemorar o Dia do Pi e o Dia Mundial da Matemática.

      Eis as respostas correctas:

      1. o dígito de validação que falta é o 9 (podes confirmar o cálculo aqui);
      2. o título correspondente ao ISBN apresentado é “Pensa num número: um olhar fascinante sobre o mundo”;
      3. o código identificador do editor é o 550.

      Responderam acertadamente a estas três questões os alunos:

      Alexandre Regado, Rui Fernandes, David Moreira (7.º C), André, Ânia, Carla (8.º A), Alexandra, Juliana (9.º A), Armando Diogo, Fábio Pereira, João Duarte, Marcelo Lima, Miguel Barbosa, André Souto, Pedro Esteves, Juan Faria, Domingos Faria (9.º B), Alexandre, Ana Coutinho, Mafalda e Márcia (9.º D).

      PARABÉNS!!!

      As professoras de Matemática e a equipa da BE

  2. 1- 1*1=1
    9*3=27
    2*1=2
    3*3=9
    1*0=0
    3*2=6
    2*1=2
    7*3=21
    9*1=9
    8*3=24
    7*1=7
    9*3=27

    Soma=135
    Resto da divisão=5
    Digito de controlo=10-5=5

    2- Titulo do livro – Pensa num numero:um olhar fascinante sobre o mundo dos números

    Nomes do grupo- João,Rafael,Daniel e Ricardo.

  3. 1- O digito de controlo é 9.
    2- Pensa num número: Um olhar fascinante sobre o mundo dos números. O autor é Johnny Ball e foi traduzido por José Raeiro.
    3- O código identificativo do editor é 550.

  4. Grupo de Trabalho: Daniel e Rui Jorge

    Johnny Ball ; trad. de José Raeiro
    Civilização, 2007
    978-989-550-367-4
    Matematica
    CDU 51
    Ball, Johnny
    Raeiro, José

  5. 1. 13.5
    2. Pensa num número : Um olhar fascinante sobre o mundo dos números
    3. 550

    Sandra Faria e Joana Silva 9ºD

  6. Pergunta 1:
    ISBN: 978-972-20-3291-8

    Pergunta 2:
    Titúlo: Pensa num número: um olhar fascinante sobre o mundo dos números.

    Pergunta 3:
    Código identificativo do editor: 550

  7. 9+21+8+27+7+6+2+0+3+6+9+3 =101

    101/10=10-1=9

    “Um olhar fascinante sobre o mundo dos números”

    codigo identificativo do editor =550

  8. Resposta 1:

    Digito de controlo – 0

    Resposta 2:

    Título: Pensa num número: Um olha fascinante sobre o mundo dos números

    Resposta 3:

    550

  9. resposta 1 -11.5
    resposta 2 – penssa num numero : um olhar fascinante sobre o mundo dos numeros
    resposta 3 – 550

  10. RespostaNº1:

    O digito de controlo é 0

    Resposta Nº2:
    Pensa num número: um olhar fascinate sobre o mundo dos números.

    Resposta Nº3:
    O código identificativo é 550

  11. resposta1- 135:10= 13,5

    resposta2- PENSA NUM NUMERO: um olhar fascinante sobre o mundo dos numeros.

    resposta3- 550

  12. pergunta 1: 9+21+8+27+7+6+2+0+3+6+9+3=101

    101/10=10.1 -> sobra 1=9

    pergunta2: pensa num numero: um olhar fascisnante sobre o mundo dos numeros

    pergunta 3:550

  13. Pergunta 1. ISBN- 978-972-20-3291-8

    Pergunta 2. Pensa num número: um olhar fascinante sobre o mundo dos números.

    Pergunta 3. Código identificativo do editor- 550

    Magda Ferreira nº17
    Margarida Silva nº18

    9ºA

  14. Pergunta 1: 9+21+8+27+7+6+2+3+6+9+3=101

    Título:Pensa num número: Um olhar fascinante sobre o mundo dos números.

    Autor: Johnny Ball; trad. de José Roeiro.

    Publicação: Civilização, 2007

    ISBN- 978-989-550-367-4

    Assunto- Matemática.

  15. 1) o numero que falta é o 9

    2) Título: Pensa num número : Um olhar fascinante sobre o mundo dos números

    3) 018

  16. 1. De acordo com as indicações que acabaste de ler, calcula o dígito de validação do ISBN 978-972-20-3291- ?

    R: 9 \ 21 \ 8 \ 27 \ 7 \ 6 \ 2 \ 0 \ 9 \ 2 \ 27 \ 3 = 101 : 10 = resto 1

    2. Consulta, agora, o CATÁLOGO da Rede de Bibliotecas do Concelho de Esposende disponível numa Página deste blogue (coluna do lado direito), faz uma pesquisa orientada e descobre o título do livro com o ISBN seguinte:

    R:987-989-550-367-4

    3. Considera o ISBN da questão anterior e indica o código identificativo do editor desse livro.
    R: 550

  17. 1- ISBN 978-972-20-3291-x

    (9×1)+(7×3)+(8×1)+(9×3)+(7×1)+(2×3)+(2×1)+(0x3)+(3×1)+(2×3)+(9×1)+(1×3)=101

    101/10 -> resto=9
    10-9=1 x=1

    2- o titulo do livro com o seguinte ISBN 978-989-550-367-4 é : ” pensa num número”

    3- o código identificativo do editor do livro é 550

  18. 1)9218-2776-20-3693-8

    2)Titulo: pensa num numero: um olhar fascinante sobre o mundo dos números

    3)550

  19. 1ªtarefa: O dígito de controlo é 5

    2ª tarefa Pensa num numero:Um olhar fascinante sobre o mundo dos numeros

    3ªtarefa o 550

  20. Tarefa 1 (resposta):
    Dígito : 9

    Tarefa 2 (resposta):

    Título do livro : ” Pensa num número : um olhar fascinante sobre o mundo” de Johny Ball

    Tarefa 3 (resposta) :

    Nº do editor : 550 (Civilização)

    Elementos do grupo: Alexandre Regado nº1, Rui Fernandes nº20 e Davide Moreira nº 10. Turma: 7ºC

  21. TAREFA 1-135
    135/10=13
    RESTO 5
    DIGITO-10-5=5

    TAREFA 2
    TÍTULO-PENSA NUM NÚMERO:UM OLHAR FASCINANTE SOBRE O MUNDO DOS NÚMEROS

    TAREFA 3
    CÓDIGO DO EDITOR-550
    Nomes dos elementos do grupo:juliana-joana-larissa-bárbara
    Ano e turma:7ºano-turma-c

  22. Tarefa 1: Soma – 135 / Resto – 05/ dígito de validação – 05

    Tarefa 2: Título Pensa num número : Um olhar fascinante sobre o mundo dos números / Autor(es) Johnny Ball ; trad. de José Raeiro / Publicação: Civilização, 2007 / ISBN 978-989-550-367-4 / Assunto(s) Matemática.

    Tarefa 3: Prefixo editorial – 550

    Ana Catarina Sá / Carla Coelho / Daniel Braga / Mateus Laranjeira

    Turma: 7º C

    Escola Básica 2, 3 António Correia de Oliveira – Esposende/Braga

  23. tarefa 1 (resposta):4
    tarefa 2(resposta)pensa num numero:um olhar fascinante sobre o mundo do número
    tarefa2(resposta)550

  24. tarefa 1)
    135
    resto=5
    digito= 10-5=5
    tarefa 2)
    550 codigo do iditor
    titulo do livro – um olhar fascinante sobre o mundo dos númaros
    turma: CEF PTC
    alunos: Ivan, Zé

  25. 1. o digito de validação é 9.

    2.Título Pensa num número : Um olhar fascinante sobre o mundo dos números
    Autor(es) Johnny Ball ; trad. de José Raeiro

    3.o código identificativo é 550

  26. ISBN 978-972-20-3291- ?.

    — Nos primeiros 12 dígitos, multiplica-se o

    … 1.º dígito por 1; 9 2.º dígito por 3; 21 3.º dígito por 1; 8

    .. .4.º dígito por 3; 27 5.º dígito por 1; 9 6.º dígito por 3; 21

    … 7.º dígito por 1; 2 8.º dígito por 3; 6 9.º dígito por 1; 0

    .10.º dígito por 3; 9 11.º dígito por 1; 2 12.º dígito por 3. 27

    — Adicionam-se os resultados (141) e calcula-se o Módulo 10 do resultado, isto é, o resto da divisão do número por 10 (14,1). Se o resto for 0, o dígito de controlo será 0. Se for outro algarismo x, o dígito de controlo será o resultado de 10 – x. (4,1)

    Título Pensa num número : Um olhar fascinante sobre o mundo dos números

    Autor(es) Johnny Ball ; trad. de José Raeiro

    Publicação : Civilização, 2007

    ISBN 978-989-550-367-4

    Assunto(s) Matemática

    Numero do editor: 550

  27. 1º o digito a que chegamos é o 9, que é o digito de validação.
    2º Pensa num número : Um olhar fascinante sobre o mundo dos números.

  28. 1º o digito de validação é o 9
    2º Pensa num número : Um olhar fascinante sobre o mundo dos números.

  29. Tarefa 1 = O digito controlo é 0.
    Tarefa 2= O titulo do livro é “Um olhar fascinante sobre o mundo dos números”.
    Tarefa 3= 550

  30. Tarefa 1:
    95
    95/10=9
    com resto 5

    Tarefa 2:
    Título: Pensa num número : Um olhar fascinante sobre o mundo dos números

    Tarefa 3:
    Código do editor:550

    Nomes dos elementos do grupo: Rafaela Dias; Sílvia Faria; Sílvia Calado. Turma B do 9º ano.

  31. Tarefa 1 : 9
    Tarefa 2: “Um olhar fascinante sobre o mundo dos numeros”
    Tarefa 3: 550

  32. tarefa nº 1
    9 21 8 27 7 6 2 0 3 6 9 3

    tarefa nº 2
    Pensa num número : Um olhar fascinante sobre o mundo dos números

    tarefa nº 3
    550

  33. 1) 0
    2) Pensa num número: Um olhar fascinante sobre o mundo
    3) 550

  34. respostas:
    1- um (1)
    2- ” pensa num número:um olhar fascinante sobre o mundo dos números . ”
    3- 367

  35. 1-10,1
    2-Pensa num número:um olhar fascinante sobre o mundo dos números
    3-trad. de José Raeiro. – : Civilização, 2007. – 96 p. 28 cm

  36. 1- 9218-2776-20-3693

    2- Pensa num número: um olhar fascinante sobre o mundo dos números.

    3- 550

  37. 1. 1
    2. ” pensa num número: um olhar fascinante sobre um número dos números ”
    3. 367

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